sábado, 20 de outubro de 2012

Gallipoli

Kalé polis, la città bella, foi o meu destino turístico neste último sábado salentino. O tempo ajudava, com algum vento, mas muito sol!
Mais uma vez de comboio, na ferrovie del Sud Est (mais conhecida neste blog como "o comboio-mais-pequeno-em-que-alguma-vez-andei), mas desta vez sem companhia, que os colegas italianos tinham todos a agenda cheia!

 
 E o primeiro impacto à chegada é que Gallipoli é uma cidade de pescadores: barcos, pescadores no mar, em terra a remendar redes, gente a comprar peixe fresquinho... dão um ambiente simpático e familiar à zona!

E ao longe vemos a cidade antiga, zona essencialmente turística, mas que agora fora da época alta concilia muito bem todas as (feias) lojas turísticas com o dia a dia dos locais. No fundo, esta zona é uma pequena península, com o castelo como porta de entrada

e muitas ruas pequenas e labirínticas, onde sabe bem passear sem destino, mas nunca muito tempo, porque há sempre o mar ao fundo

 E o mar - desta vez o Iónico, e não o Adriático - é realmente extraordinário, com a sua tranquilidade e as suas imensas tonalidades de azul! Soube mesmo bem comer uma bela fatia de pizza à beira-mar, a apanhar sol e a descansar da caminhada (também não muito grande que Gallipoli é pequena)!




Depois foi tempo de passear pelas ruas, ver os vários Palazzi e a Catedral (mais imponente, mano?)




 E de visitar o Museo Diocesano com algumas peças bem luxuosas, uns exemplares bem chiques de paramentos eclesiásticos, e muitos e extraordinários cálices e relicários. Fiquei também a saber que aqui em Gallipoli, também têm umas celebrações pascais (se bem que muito mais modestas) do género das de Sevilha!









 Uma bela maneira de encerrar a minha estadia em terras salentinas, já que agora é tempo de fazer a mala, e voltar a casa!  

3 comentários:

LCO disse...

Que bela cidade, com um mar excelente, muito sol, muitas pedras velhas, uma catedral de jeito (esta sim!) e até uns belos relicários e quadros com qualidade para compor o ambiente! Fiquei cheio de vontade de a visitar! :)

(Só dispenso essa dieta de peixe que os locais parecem fazer! ;) )

LCO disse...

Ah! E aposto que ADORASTE o espelho gigantesco! :P Terás até imaginado "Um dia, quando tiver um closet, vou ter um assim!"? ;)

coisasnumacaixa disse...

hum....tem tudo muito bom aspecto. da próxima vez que fores estudar algas posso ir contigo????